quarta-feira, 23 de maio de 2012

Semana de Arte Moderna de 1922


A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal. Cada dia da semana foi dedicado a um tema: respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música. Ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com aquelas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época.
 As características das obras expostas na Semana de 22 foram alavancadas pela jovem pintora Anita Malfatti que voltava da Europa trazendo a experiência das novas vanguardas, e em 1917 realiza a que foi chamada de primeira exposição modernista brasileira, com influências do cubismo, expressionismo e futurismo. A exposição causa escândalo e é alvo de duras críticas de Monteiro Lobato, o que foi o estopim para que a Semana de Arte Moderna tivesse o sucesso que, com o tempo, ganhou. 

Algumas obras modernistas do Brasil:
Anita Malfatti. "A Boba"

Di Cavalcanti. "Cinco Moças de Guaratingueta"

 
Tarsila do Amaral. "Antropofagia"

Victor Brecheret. "Monumento Às Bandeiras"

Saiba mais:






13 comentários:

  1. Eu adoro as obras da tarsila! :)

    ResponderExcluir
  2. Lido e entendido. QUERO MEU PONTO, RAFAELA.

    ResponderExcluir
  3. Ana Nilza 3ºB: Este é um assunto bem interessante de ser comentado, pois mesmo não estar presente nessa época, a Semana de Arte Moderna me chamou muito a atenção, pois pude perceber que o principal objetivo do Modernismo era renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música.

    Adorei a postagem Professora :)

    ResponderExcluir
  4. Caique 3ºB Muito legal as obras da Tarsila

    ResponderExcluir
  5. Larissa silva 3°B A semana de arte moderna é muito interessante pois marca o inicio do modernismo no Brasil e através dela podemos saber o que estava acontecendo naquela época e como os artistas expressavam esses sentimentos com suas obras.

    ResponderExcluir
  6. Raquel de Souza 3°B
    Todas essas obras demonstram o quanto esses jovens artistas estavam preocupados com a mudança do nosso país, eles queriam o progresso pelo visto nem todos tinham uma mente a berta preparada pra tais mudanças, mas ainda bem que isso não impediu que eles inovassem e criassem obras que retratavam tão bem a realidade do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. /estive aqui no blog e li sobre a materia da semana da arte moderna ...agra tmb quero meu pontiim. :) Marina campos 3B

    ResponderExcluir
  8. Juliana Lindona do 3ºB

    Muito boa as obras. Principalmente do Di Cavalcanti. "Cinco Moças de Guaratingueta".

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Willians Cardoso 3°B
    Gostei muito da publicação,achei a obra "Monumento Às Bandeiras" bem legal :D

    ResponderExcluir