quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estátuas Vivas - Projeto 1ª Série do E.M.

O que são elas?

  As estátuas vivas são performances temáticas em movimentos estáticos, com pausas estratégicas e perfeitas.

Origem

A origem das estátuas vivas está intimamente ligada à origem do teatro como expressão artística. Ou seja, a primeira menção a uma performance do gênero é ligada ao teatro grego (que deu origem ao teatro ocidental).

Na Grécia Antiga, para tornar o ator mais visível, eram usados sapatos de plataformas altíssimas, túnicas amplas e máscaras, de tal forma que, quando permaneciam parados por muito tempo, também representavam estátuas.


Já em Roma, por questões políticas, os espetáculos teatrais eram permitidos apenas através da mímica - sentimentos e idéias deveriam ser exprimidos através de gestos e expressão corporal. Os mímicos improvisavam em praças públicas e lugares ao ar livre, para fazer críticas ao governo.


Tempos depois, na Europa, nasceram as estátuas vivas como as conhecemos atualmente, seres humanos que passavam a produzir-se como réplicas para criar um atrativo e meio de vida nas ruas. O que até hoje é muito comum e cada vez mais aprimorado. Nos Estados Unidos, por exemplo, deu-se o nascimento dos manequins vivos, variação das estátuas vivas que são usados como atrativos do comércio em vitrines das lojas de forma diferente.



No Brasil, o grupo Vitrine Viva criado em junho de 1988  é um dos incentivadores dos artistas de rua. Nisto inclui os manequins vivos, estátuas e outros.
   ...
  A aprendizagem desta arte envolve: mímica teatral, maquiagem, música, técnica respiratória, observação detalhada de obras de arte em escultura e pintura, entre outras coisas.
 ...
   As apresentações podem retratar o renascimento, cultura popular, Greco-romana, religiosidade, Natal, questões urbanas, folclores, etc. Ou mesmo o artista pode usar sua imaginação e criar seu personagem.


Profª Rafaela
Disciplina: Arte 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário